Inclusão social e profissional para comunidades indígenas no Ceará através do Programa Criando Oportunidades da SPS.

Lideranças indígenas celebram a inclusão social e profissional promovida pela Secretaria da Proteção Social (SPS) em parceria com a Secretaria dos Povos Indígenas em territórios indígenas. Através do Programa Criando Oportunidades, 16 municípios do Ceará foram contemplados com cursos em diversas áreas, como administração, gastronomia, estética e mídias sociais, entre outras. Os cursos visam capacitar membros das etnias Tremembé, Tabajara, Tubiba-Tapuya, Kariri, Potyguara, Tapeba, Kanindé, Pitaguary, Kalabaça e Tapuya-Kariri.

Esse programa representa uma oportunidade significativa para as comunidades indígenas, fornecendo habilidades para iniciarem suas carreiras profissionais. Kits de trabalho serão entregues aos participantes para auxiliar no início de suas trajetórias profissionais. No total, serão realizadas 17 turmas, cada uma com 20 alunos. A primeira turma terá início em 6 de maio, no município de Tamboril, contemplando os povos Potyguara e Tabajara com o curso de Auxiliar de Eletricista.

Elisa Potyguara, líder das etnias Potyguara e Tabajara, destaca a importância desses cursos para sua comunidade. Ela ressalta que a capacitação era um desejo antigo das comunidades Potyguara e Tabajara e agradece a SPS por proporcionar essa oportunidade. O processo de inscrição foi colaborativo, contando com a participação ativa das lideranças locais na definição dos cursos oferecidos.

A coordenadora de Inclusão Social da SPS, Jéssica Souza, destaca que o Programa Criando Oportunidades já capacitou quase 6.000 pessoas entre 2023 e 2024. A iniciativa é fundamental para reduzir as vulnerabilidades enfrentadas pelas comunidades indígenas. Além dos cursos, os alunos com mais de 75% de presença recebem kits instrumentais de trabalho.

Diversos municípios foram contemplados com os cursos, demonstrando o alcance e o impacto positivo do programa. Caucaia, Boa Viagem, Acaraú, Canindé, Crateús, Crato, Itapipoca, e outros municípios foram beneficiados, promovendo a inclusão social e profissional em toda a região. O programa visa incentivar e capacitar jovens e adultos indígenas, possibilitando a transformação de suas trajetórias por meio da educação e qualificação profissional.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo