Inundações causam desligamento do sistema de processamento de dados do governo do Rio Grande do Sul, impactando serviços online.

O governo do Rio Grande do Sul anunciou nesta segunda-feira (6) uma medida drástica para evitar um colapso na rede de processamento de dados do estado. Após a sede do Procergs (Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação S.A) ser atingida pelas enchentes em Porto Alegre, o sistema será desligado temporariamente.

A decisão foi tomada após a inundação da sede do Procergs, que causou danos ao quadro elétrico, no-breaks e geradores. O incidente ocorreu devido ao desligamento das casas de bombas na região do centro, especificamente na Rótula das Cuia, conforme informado pelo governo estadual.

Com o desligamento do sistema, alguns sites do governo e serviços podem ficar indisponíveis. No entanto, os sistemas da Defesa Civil, Saúde e Segurança Pública serão mantidos em funcionamento devido à crise enfrentada pelo estado.

Em comunicado oficial, o governo justificou a medida como uma forma de preservar a infraestrutura instalada e garantir a retomada das atividades no menor tempo possível. O desligamento total do sistema deve ocorrer em até 4 horas, porém não há previsão de quando os serviços serão normalizados.

A situação coloca em evidência a vulnerabilidade dos serviços públicos diante de eventos climáticos extremos, como as enchentes que afetaram a capital gaúcha. A necessidade de investimento em infraestrutura e planos de contingência para situações de emergência se torna clara diante desse cenário.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo