Ministro da Fazenda participa de reunião do FMI e do Banco Mundial em Washington para discutir transformação ecológica e reforma tributária

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, está em Washington nesta semana para participar da reunião de primavera do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial, além da segunda reunião da Trilha Financeira do G20. O objetivo é discutir temas importantes como a transformação ecológica e a reforma tributária internacional, em um encontro que se estenderá até sexta-feira.

Haddad buscará promover o Plano de Transformação Ecológica do Brasil, lançado durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023 (COP28). Este plano visa promover o desenvolvimento sustentável e repensar a globalização, por meio de investimentos que melhorem o meio ambiente e reduzam as desigualdades, com foco em seis eixos principais: financiamento sustentável, desenvolvimento tecnológico, bioeconomia, transição energética, economia circular e adaptação às mudanças climáticas.

Dentre os compromissos do ministro em Washington, destaca-se sua participação em eventos como um painel sobre finanças sustentáveis no Wilson Center, organizado pelo Brazil Institute, e um painel na Câmara de Comércio dos Estados Unidos sobre Investindo na América Latina. Haddad também estará presente em discussões sobre tributação internacional, dívida soberana global e riscos para a economia global, promovidas pelo FMI, Banco Mundial e G20.

Além disso, o ministro terá encontros bilaterais com outros representantes, como o ministro de Finanças da China, Lan Fo’an, e o comissário europeu para Assuntos Econômicos, Paolo Gentiloni. Ao longo dos dias em Washington, Haddad participará de reuniões da cadeira brasileira do Banco Mundial e do FMI, além de presidir a segunda reunião ministerial do G20.

A comitiva do Ministério da Fazenda encerrará sua viagem na sexta-feira, após um café da manhã no FMI e uma reunião plenária do fundo, além de outros compromissos agendados. Com uma agenda movimentada e temas de relevância global em pauta, a presença de Fernando Haddad em Washington promete contribuir para as discussões sobre questões econômicas e ambientais de grande importância para o Brasil e o mundo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo