Ministério da Saúde visita Policlínica Regional em Maracanaú e elogia modelo cearense como exemplo para o Brasil

Na última terça-feira, 16 de abril de 2024, o modelo das policlínicas regionais do Ceará foi apresentado ao Ministério da Saúde. A unidade de Maracanaú recebeu a visita ilustre do secretário de Atenção Especializada do MS, Adriano Massuda, que foi acompanhado pela secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho. Durante a visita, Massuda elogiou a estrutura da policlínica regional, destacando o foco em oferecer atenção especializada à população e ressaltando que esse exemplo pode servir de modelo para todo o Brasil.

A secretária Tânia Mara Coelho também enfatizou a importância do momento, afirmando que o Governo do Ceará tem a intenção de fortalecer cada vez mais esse tipo de equipamento, visando servir de referência para todo o país. Atualmente, a Secretaria da Saúde do Estado conta com 22 policlínicas distribuídas nas cinco Regiões de Saúde, e a de Maracanaú atende a população de oito municípios da região.

Desde a sua inauguração, a Policlínica Regional em Maracanaú já realizou mais de 18 mil atendimentos até março de 2024. Os pacientes têm acesso a consultas com médicos especialistas em diversas áreas, como Neurologia, Reumatologia, Cardiologia, Traumato-ortopedia, Urologia, entre outras. Além disso, são oferecidos atendimentos multiprofissionais em áreas como Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia e Serviço Social.

A visita do secretário do Ministério da Saúde também contou com a presença do diretor executivo do Consórcio Público de Saúde da Região de Maracanaú, Bruno Eloy, do secretário executivo do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Jurandi Frutuoso, e da assessora executiva da Sesa, Raquel Carvalho.

Além da policlínica em Maracanaú, o Ceará conta com estruturas semelhantes em várias cidades do estado, como Baturité, Tauá, Camocim, Acaraú, Brejo Santo, entre outras. A iniciativa visa fortalecer o Sistema Único de Saúde e proporcionar atendimento especializado e de qualidade à população cearense.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo