Projeto Acolher leva atendimentos aos indígenas Pitaguary em Maracanaú no Dia dos Povos Indígenas, promovendo cidadania e saúde.

No dia 18 de abril de 2024, a equipe do Projeto Acolher iniciou uma importante ação em Maracanaú, em comemoração ao Dia dos Povos Indígenas, que será celebrado no dia 19 de abril. A população Pitaguary, descendente do povo Potyguara, foi beneficiada com serviços de cidadania, saúde, qualificação profissional e apoio jurídico.

A ação teve um significado especial para o representante indígena Neto Pitaguary, que ressaltou a importância de trazer esses serviços para a comunidade. Ele destacou que a participação da comunidade no planejamento da ação foi fundamental, e enfatizou a necessidade de a política pública enxergar e atuar dentro do território indígena.

A titular da Secretaria dos Povos Indígenas, Onélia Santana, destacou que o Projeto Acolher tem fortalecido ações que abrem portas para outras políticas públicas, sendo uma oportunidade de atender às demandas das comunidades indígenas. A ação em Maracanaú faz parte de uma edição especial para o Mês Indígena, que já atendeu aos povos Tapeba, Anacé e Tremembé de outros municípios.

A iniciativa do Projeto Acolher Indígena tem como objetivo levar serviços para povos originários de diferentes regiões do Ceará, promovendo a inclusão social e o acesso a políticas públicas essenciais. As atividades serão encerradas no dia 26 de abril, no município de Monsenhor Tabosa, atendendo aos povos Gavião, Potyguara, Tabajara e Tubiba-Tapuia.

Diversos órgãos e instituições participaram da ação em Maracanaú, oferecendo serviços como emissão de documentos, cuidados com a saúde, orientações jurídicas, atividades infantis, doação de mudas nativas e muito mais. O Projeto Acolher demonstrou, mais uma vez, seu compromisso em atender às demandas das comunidades indígenas e promover a inclusão dessas populações na sociedade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo