Inauguração do Hospital Regional Vale do Jaguaribe é destaque em visita com parceiros internacionais e nacionais aos Ministérios da Saúde.

Na manhã de quinta-feira, dia 18 de abril de 2024, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) recebeu representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), parceiro financiador do Programa de Expansão e Melhoria da Assistência Especializada à Saúde (Proexmaes), juntamente com Ministérios do Planejamento e do Tesouro Nacional, no Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ), em Limoeiro do Norte. A visita teve como objetivo apresentar os resultados e avanços alcançados pelo programa, que foi responsável pela construção e equipagem dessa unidade de saúde.

Durante a reunião, a titular da Sesa, Tânia Mara Coelho, ressaltou a importância das parcerias, que têm proporcionado um atendimento digno à população. A diretora da unidade, Sabrina Becker, e a diretora de Gestão do Cuidado, Ana Paula de Freitas, guiaram a equipe pelos setores em funcionamento, apresentando os números de atendimentos e procedimentos realizados no HRVJ.

O representante do BID, Ian MacArthur, elogiou a infraestrutura do hospital e destacou a boa manutenção dos equipamentos. Já o subsecretário de Financiamento Externo e Comércio Exterior do Ministério do Planejamento e Orçamento, Paulo Henrique Mendes, surpreendeu-se com a qualidade do hospital público no interior do Ceará, ressaltando a excelência das obras e equipamentos.

O Proexmaes é um programa que investe em projetos estratégicos para a melhoria e ampliação do atendimento no sistema público de saúde do Estado. O HRVJ, inaugurado em novembro de 2021, é uma das realizações desse programa, que também contemplou a renovação de equipamentos em diversas unidades de saúde. Atualmente, o Proexmaes II tem um percentual de execução de 88%, com investimentos em melhorias nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), Hospitais Regionais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), entre outros.

Essa visita ao HRVJ reforça a importância de programas como o Proexmaes na busca por um sistema de saúde mais eficiente e acessível à população cearense. A parceria entre órgãos públicos e instituições financeiras internacionais tem se mostrado fundamental para o desenvolvimento e aprimoramento da saúde pública no estado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo