Audiência no Senado discute os olhares sobre a Confederação do Equador e sua difusão: revolução, república e democracia




Audiência Pública sobre Confederação do Equador no Senado

Audiência Pública no Senado debate a Confederação do Equador

“Os olhares sobre a Confederação do Equador e sua difusão: revolução, república e democracia”. Esse é o tema de uma audiência pública interativa no Senado marcada para quarta-feira (24), às 13h30. O debate acontece no âmbito de uma comissão temporária criada para planejar e coordenar as atividades de comemoração dos 200 anos do marco histórico.

A Confederação do Equador foi um movimento revolucionário de caráter republicano que começou em Pernambuco, em 1824, e se espalhou para outras províncias do Nordeste. Os revoltosos opunham-se à forma autoritária como a Constituição de 1824 foi elaborada pelo imperador dom Pedro I.

Entre os convidados, estão Sandro Vasconcelos, do Museu da Cidade do Recife; George Felix de Souza, da Academia Pernambucana de Letras (APL); e André Ricardo Heráclio do Rêgo, do Instituto Arquelógico, Histórico e Geográfico de Pernambuco (IAHGP).

O colegiado é presidido pela senadora Teresa Leitão (PT-PE)

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo