Comissão debate cobrança de certidão negativa para cuidadores de idosos: riscos e desafios na contratação de profissionais para cuidar da terceira idade.

22/04/2024 – 09:54  

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados realiza uma audiência pública nesta quarta-feira (24) para discutir a possibilidade de exigir certidão negativa de antecedentes criminais para cuidadores de idosos. O encontro está agendado para as 15 horas, no plenário 12.

O deputado Pinheirinho (PP-MG), responsável por solicitar a audiência, ressalta a importância dos cuidadores, que assumem responsabilidades vitais em relação à saúde e ao bem-estar dos idosos.

“Ao contratar um cuidador de idosos, as famílias e instituições especializadas estão sujeitas a grandes riscos, especialmente no que diz respeito à competência e confiabilidade”, explica.

“Colocar uma pessoa desconhecida em casa, com atribuições tão críticas, demanda um nível mais elevado de segurança e confiança, não apenas para o idoso, mas também para a família”, complementa o deputado.

Denúncias
Segundo o Painel de Dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, somente nos primeiros cinco meses de 2023, o Disque 100 recebeu mais de 47 mil denúncias de violência contra idosos. Isso representa um aumento de 57% nas denúncias.

As principais formas de violência incluem abusos físicos, psicológicos, financeiros e sexuais, além de casos de abandono, negligência e discriminação.

“Com o envelhecimento da população, há um crescente número de idosos que necessitam de cuidados especiais”, destaca Pinheirinho, destacando a relevância desse debate.

Da Redação – MB

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo