Ministra da Saúde descarta distribuição de gestão de hospitais federais no RJ e confirma modelo compartilhado em estudo.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, se pronunciou nesta terça-feira (23) sobre a ideia de distribuir a gestão dos seis hospitais federais do Rio de Janeiro entre o estado, o município e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). Em sua declaração, a ministra descartou essa possibilidade e afirmou que o modelo de administração das unidades ainda está em fase de estudo, mas deve envolver uma gestão compartilhada.

Em suas palavras, Nísia Trindade foi enfática ao negar a existência de uma proposta de distribuição dos hospitais, esclarecendo que essa informação não partiu do governo federal. Segundo a ministra, o objetivo é coordenar um programa de reconstrução dessas unidades dentro da visão do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Ministério da Saúde está elaborando um programa de reestruturação dos hospitais federais, baseado nos trabalhos do comitê gestor criado no dia 18 de março. Este comitê teve sua vigência prorrogada por mais 30 dias para continuar administrando as unidades. Além disso, está sendo criado um núcleo de apoio interinstitucional com a participação da EBSERH, da Fiocruz e do grupo hospitalar Conceição para auxiliar na construção do programa.

Está sendo preparada uma portaria que irá definir os itens comuns para as compras centralizadas dos hospitais federais. O secretário nacional de Atenção Especializada à Saúde, Adriano Massuda, explicou que o programa de reestruturação buscará soluções estruturantes e sustentáveis para os hospitais, integradas à rede do SUS.

A ministra Nísia Trindade ressaltou que os modelos de gestão definitivos serão detalhados dentro do programa de reestruturação, após análises e diálogos com os entes envolvidos. Ela também descartou a possibilidade de a EBSERH assumir as unidades, afirmando que o objetivo é resolver os problemas nos hospitais do Rio de Janeiro em conjunto com os demais envolvidos.

Em resumo, o governo federal está trabalhando para encontrar soluções para a gestão dos hospitais federais no Rio de Janeiro, visando melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo