PMCE resgata 50 pássaros silvestres em feira livre no bairro Henrique Jorge, em Fortaleza, e encaminha para cuidados do Ibama.

No último dia 23 de abril de 2024, uma ação da Polícia Militar do Ceará (PMCE) chamou a atenção no bairro Henrique Jorge, em Fortaleza. O Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) foi responsável pelo resgate de 50 pássaros silvestres que estavam sendo comercializados de forma ilegal em uma feira livre.

A equipe do BPMA estava realizando uma fiscalização de rotina quando se deparou com gaiolas contendo os pássaros, escondidas embaixo de veículos. Além dos animais, foram encontradas seis gaiolas vazias e três caixas de transporte. Apesar de não apresentarem sinais de maus-tratos, as aves estavam em situação irregular e precisavam ser resgatadas.

Entre os pássaros apreendidos estavam diversas espécies, como sabiá-laranjeira, papa-arroz, golinhas, corrupiões, galos-campina, azulões, gaturamo, chopins, canário, tiziu, além de outras espécies não-identificadas. Todos os animais foram encaminhados para a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), onde foi feito um Boletim de Ocorrência e os pássaros foram posteriormente levados aos Centros de Triagem do Ibama.

A população foi alertada para denunciar atividades ilegais relacionadas ao tráfico de animais silvestres, podendo utilizar o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) ou o WhatsApp.

A ação exemplar do BPMA demonstra o compromisso da PMCE com a proteção da fauna local e a fiscalização do comércio ilegal de animais silvestres. A atuação rápida e eficaz da Polícia Civil e do Ibama na condução dos pássaros resgatados ressalta a importância da conscientização da população sobre a preservação da vida selvagem e a necessidade de combater o tráfico de animais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo