Ministro antecipa detalhes do Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil em audiência na Câmara dos Deputados.




Ministro anuncia plano de proteção contra desastres naturais

24/04/2024 – 21:04

Mario Agra / Câmara dos Deputados

Comissão Especial sobre Desastres e Calamidades Naturais se reuniu nesta quarta

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, apresentou nesta quarta-feira, na Câmara dos Deputados, os detalhes do primeiro Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil. Acompanhado de sua equipe técnica, Góes antecipou os principais pontos do plano, que será oficialmente lançado em junho.

O plano, previsto na Lei 12.608/12, foi construído coletivamente com a participação de universidades, técnicos de defesa civil e consulta pública. Durante uma audiência da Comissão Especial de Prevenção a Desastres Naturais, o ministro explicou os cinco eixos principais do plano: prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação.

“Os eventos extremos não vão diminuir. Nós é que temos de nos preparar. Nós não temos a cultura de contingência, e esperamos tê-la a partir deste primeiro plano”, destacou Góes.

O plano nacional conta com nove diretrizes, incluindo atuação interfederativa, intersetorial e aperfeiçoamento da gestão financeira. A Dra. Adriana Leiras, coordenadora do projeto, ressaltou a importância da efetiva aplicação das ações nos estados e municípios.

O Brasil está se preparando para lidar melhor com desastres naturais e criar cultura de contingência. A implementação do Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil demonstra o comprometimento do governo em resguardar a população diante de eventos extremos. Com a colaboração de especialistas e a participação da sociedade, a expectativa é de uma gestão mais eficaz e preparada para enfrentar os riscos existentes.

Por José Carlos Oliveira


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo