Comissão aprova PLP que cria conta-corrente para transferências federais na saúde e emendas parlamentares para prestadores privados.






Aprovação de Projeto na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados

25/04/2024 – 13:49  

Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

Na última quarta-feira (25/04), a Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou por unanimidade o Projeto de Lei Complementar (PLP) 57/22. Esse projeto prevê a criação de uma conta-corrente específica para os entes federativos receberem transferências federais e emendas parlamentares destinadas ao custeio de prestadores privados na área da saúde.

O relator designado para o PLP 57/22, o deputado Luiz Gastão (PSD-CE), apresentou seu parecer favorável à proposta. Ele recomendou a aprovação do projeto com uma emenda para ajustá-lo à legislação em vigor. Vale ressaltar que a regra proposta não se aplicará aos hospitais universitários federais, que já recebem verbas do Orçamento.

Aperfeiçoamento do Sistema de Saúde
Uma melhor gestão dos recursos destinados à saúde foi o argumento central do autor da proposta, deputado Antonio Brito (PSD-BA). Ele destacou a importância de aprimorar os repasses, promovendo transparência e eficiência na gestão. No atual cenário, quase 3 mil entidades filantrópicas atuam no Sistema Único de Saúde (SUS).

Próximos Passos
Após ter sido aprovado pela antiga Comissão de Seguridade Social e Família, o projeto será analisado agora pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Em seguida, seguirá para apreciação e votação no Plenário da Câmara dos Deputados.

Por: Redação/RM
Edição – Natalia Doederlein


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo