Ministério convoca para a 4ª Conferência Nacional de Economia Solidária em Brasília em abril de 2025

No dia 25 de abril de 2024, às 15:24, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) anunciou a convocação da 4ª Conferência Nacional de Economia Solidária através da Portaria nº 519/2024. Com o tema “Economia Popular e Solidária como Política Pública: Construindo territórios democráticos por meio do trabalho associativo e da cooperação”, o evento está marcado para abril de 2025 em Brasília e contará com a participação de representantes de todos os estados.

No Ceará, a Secretaria do Trabalho é responsável por convocar a conferência estadual e formar a comissão estadual, em parceria com a Rede Cearense de Socioeconomia Solidária, Entidades de Assessoria e de Apoio e Fomento à Economia Popular e Solidária, além das Incubadoras Tecnológicas de Empreendimentos Populares das Universidades Federais.

A CNES/SENAES enviou o Guia Metodológico e o Documento Referencial para os estados, dando início ao processo de formação das comissões estaduais e preparação das pautas para a Conferência Estadual e Nacional. A comissão estadual é fundamental para coordenar as etapas das conferências municipais e territoriais, em conformidade com as diretrizes do CNES e da SENAES.

O secretário Vladyson Viana destacou a importância da 4ª Conferência como uma iniciativa para restabelecer a economia popular solidária no país, interrompida desde 2018 com a extinção da SENAES. Viana ressalta que a economia solidária é baseada nos princípios de autogestão, solidariedade e cooperação, valorizando o ser humano acima do capital.

A 4ª Conferência Estadual terá como objetivo fornecer subsídios para a elaboração do 2º Plano Nacional de Economia Solidária. Além disso, a questão da institucionalização da economia solidária como política pública permanente será discutida, com um Projeto de Lei sobre o assunto em tramitação no Congresso Nacional desde 2012.

O evento promete ser uma oportunidade para fortalecer a economia solidária no país e promover a colaboração entre estados e municípios para enfrentar os desafios do mercado de forma mais justa e equitativa.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo