Projeto de lei aprovado pela Comissão da Câmara dos Deputados retira previsão de cobrança de ICMS diferencial para microempresas



Projeto de lei retira cobrança de ICMS de contribuintes inscritos no Simples Nacional

Projeto de lei retira cobrança de ICMS de contribuintes inscritos no Simples Nacional

Publicado em: 25/04/2024 – 12:19

Mario Agra / Câmara dos Deputados

Na última sessão da Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados, foi aprovado um projeto de lei que tem o potencial de impactar diretamente as micro e pequenas empresas. A proposta visa retirar a previsão legal de cobrança do diferencial de alíquota de ICMS (Difal) dos contribuintes inscritos no Simples Nacional que adquirem mercadorias em outros estados destinadas a posterior saída, ou seja, operações sem encerramento da tributação.

Essa medida existe desde 2008 no Estatuto da Micro e Pequena Empresa e tem sido alvo de críticas devido ao impacto financeiro que traz para os pequenos negócios. A autora do Projeto de Lei Complementar (PLP) 176/19, a ex-deputada Paula Belmonte (DF), argumenta que a antecipação do Difal representa uma bitributação, já que o valor pago não pode ser deduzido posteriormente do ICMS recolhido com base na alíquota única do Simples.

O relator do projeto, deputado Helder Salomão (PT-ES), concordou com a justificativa e destacou a discriminação tributária contra a microempresa ao aplicar a mesma legislação do contribuinte do imposto não enquadrado no regime especial. Salomão ainda ressaltou a necessidade de revogar a regra do Estatuto da Microempresa, considerando a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em manter a validade da antecipação em 2021.

Além disso, o relator recomendou a rejeição dos dois projetos apensados ao PLP 176/19, que preveem basicamente a mesma medida. O próximo passo do projeto é a análise nas comissões de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), antes de seguir para o Plenário.

Reportagem – Janary Júnior
Edição – Marcia Becker

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo