Senador Wellington Fagundes destaca os 40 anos da votação da emenda das Diretas Já durante pronunciamento no Senado.

O senador Wellington Fagundes (PL-MT) fez um importante pronunciamento nesta quinta-feira (25) sobre um marco político na história do Brasil: os 40 anos da votação da emenda das Diretas Já. Esse movimento popular teve como objetivo principal restabelecer as eleições diretas para o cargo de presidente da República, em plena ditadura militar. O parlamentar ressaltou que a emenda foi proposta pelo então deputado federal mato-grossense Dante de Oliveira, no dia 25 de abril de 1984.

Em seu discurso, Wellington convidou a população a participar de uma sessão especial sobre o tema que será realizada no Plenário do Senado, nesta sexta-feira (26), às 14h. O evento será transmitido ao vivo pela TV Senado e também estará disponível no YouTube.

O senador destacou a importância do movimento Diretas Já, iniciado em 1983, que angariou apoio de diversos setores da sociedade, incluindo artistas, jornalistas, partidos políticos e a população em geral. Os comícios realizados ganharam cada vez mais adesão, chegando a reunir mais de 1 milhão de pessoas em São Paulo. Wellington também mencionou o papel fundamental de Ulysses Guimarães, conhecido como o “senhor Diretas Já”, e de outros políticos e líderes de todo o país, que demonstraram unidade e determinação em eleger o presidente do Brasil de forma democrática. O clamor por mudanças se concretizou e o país passou por transformações significativas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo