40 anos do movimento Diretas Já são lembrados em sessão especial no Senado nesta sexta-feira

Há exatos 40 anos, o Brasil vivia um dos momentos mais emblemáticos de sua história política: o movimento Diretas Já. Em uma sessão especial realizada nesta sexta-feira (26), o Senado Federal fez questão de relembrar esse marco que marcou a luta pela democratização do país.

Tudo começou em 1983, quando o então deputado federal Dante de Oliveira apresentou uma proposta de emenda à Constituição que previa o voto direto para a escolha do presidente da República. A ideia ganhou força rapidamente e conquistou o apoio popular, mobilizando milhares de brasileiros nas ruas em prol da democratização do processo eleitoral.

No entanto, apesar de todo o clamor da sociedade, a emenda de Dante de Oliveira foi rejeitada e a eleição do sucessor do último presidente da ditadura militar, João Figueiredo, foi realizada de forma indireta, por meio de um colégio eleitoral. A esperança de um processo eleitoral mais democrático foi adiada, mas o movimento Diretas Já deixou um legado importante na luta pela redemocratização do país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo