Rio Ônibus lança campanha de combate ao vandalismo: Mais de 2,8 mil ônibus depredados em um ano no Rio de Janeiro

Nos últimos 12 meses, a cidade do Rio de Janeiro registrou um alarmante número de ônibus depredados e incendiados. De acordo com dados divulgados pelo Sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio de Janeiro, mais de 2,8 mil veículos foram alvo de vandalismo, sendo 28 deles incendiados. Isso representa uma média de 230 ônibus depredados por mês, resultando em um prejuízo estimado em mais de R$ 24 milhões apenas em reparos.

Diante desse cenário preocupante, o Rio Ônibus lançou a campanha “Quem é cria não vacila”, com o objetivo de combater o vandalismo contra os ônibus na capital fluminense. O pontapé inicial da ação foi dado em um evento de conscientização realizado no Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, zona oeste da cidade. A preocupação não se limita apenas aos danos materiais, mas também aos impactos diretos na vida dos passageiros, que enfrentam atrasos e transtornos em seus deslocamentos.

Um dado que chama atenção é o número de 145 ônibus sequestrados para serem utilizados como barricadas em comunidades, dificultando o acesso da polícia. Estima-se que cerca de 6,5 milhões de cariocas tenham sido afetados diretamente por atos de vandalismo ao longo do ano de 2023. Com isso, o presidente do Rio Ônibus, João Gouveia, ressaltou a importância de se combater essa prática e garantir um deslocamento seguro e confortável para todos os usuários.

A campanha também visa conscientizar a população sobre a importância de preservar o patrimônio público, assegurando assim a segurança, conforto e o direito de ir e vir dos passageiros. Através da distribuição de impressos e divulgação de materiais de sensibilização nos terminais, TVs internas dos ônibus e redes sociais, o Rio Ônibus pretende engajar mais de três milhões de cariocas na proteção dos ônibus.

Diante do alto número de ocorrências, é fundamental que medidas sejam tomadas para coibir o vandalismo e garantir a integridade do transporte público na cidade do Rio de Janeiro, proporcionando um serviço de qualidade e seguro para todos os cidadãos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo