A iniciativa visa qualificar os serviços de saúde, especialmente no âmbito cardiovascular. O projeto começou com a disponibilização de pontos para realização de eletrocardiogramas em unidades de pronto atendimento (UPAs) e serviços de atendimento móvel de urgência (Samu) em todo o país. A gerente de Projetos de Assistência e Saúde Digital de Responsabilidade Social do HCor, Patricia Vendramim, destaca que a conexão interativa e a distância permitiram a qualificação do serviço prestado, auxiliando os profissionais na linha de frente.
Ao longo dos últimos 15 anos, o projeto tem se adaptado às demandas da saúde, implementando melhorias e garantindo o uso das melhores práticas disponíveis no momento. Atualmente, o projeto abrange 885 unidades do SUS, com a disponibilização de aparelhos de eletrocardiografia em cada serviço, agilizando o diagnóstico e o atendimento aos pacientes.
Os resultados do projeto têm sido positivos. A implementação de melhorias reduziu a taxa de mortalidade nas UPAs em 44%, aumentou a adesão à terapia medicamentosa em 33% e diminuiu em 59% o tempo de realização do eletrocardiograma. Além disso, o olhar do projeto tem se expandido para além da síndrome coronariana aguda, abrangendo também o acidente vascular cerebral e a sepse.
Desde sua implementação, o projeto já realizou mais de 2 milhões de exames e mais de 19 mil atendimentos de teleconsultoria cardiológica. Com a expansão para uma plataforma online, a expectativa é ampliar ainda mais a qualidade assistencial em todo o país, garantindo a implementação de boas práticas em todas as unidades ativas. O projeto se estenderá até 2026, com a previsão de estabelecer centros laudadores de referência e ampliar as unidades de pronto atendimento.