José “Pepe” Mujica, ex-presidente do Uruguai, anuncia diagnóstico de tumor no esôfago aos 88 anos: tratamento complexo em curso.

O ex-presidente do Uruguai José “Pepe” Mujica, aos 88 anos, revelou em uma coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira, que foi diagnosticado com um tumor no esôfago, o qual é responsável por conectar a faringe e o estômago. A descoberta do tumor ocorreu na semana passada, após um check-up médico de rotina. Mujica explicou que está em processo de definição do tratamento, uma vez que enfrenta uma doença imunológica que dificulta a aplicação de quimioterapia.

Mujica, que foi presidente do Uruguai de 2010 a 2015, é um ex-guerrilheiro do Movimento de Libertação Nacional Tupamaros, que lutou contra a ditadura no Uruguai nos anos 1970. Passou 12 anos preso, entre 1973 e 1985, período no qual foi torturado e passou longos períodos em solitária. Seu estilo de vida austero e distante dos luxos políticos lhe rendeu notoriedade e admiração internacional.

Atualmente, vive em uma pequena propriedade rural nos arredores de Montevidéu e utiliza um fusca de 1987 como seu veículo principal. Mesmo diante do diagnóstico de tumor, Mujica demonstra otimismo e determinação, afirmando que pretende continuar militando ao lado de seus companheiros e desfrutando de suas atividades cotidianas, como cuidar de seu cultivo de legumes e de suas galinhas.

A repercussão do diagnóstico de Mujica também impactou o Brasil, com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestando solidariedade em uma postagem nas redes sociais. Lula destacou a admiração e amizade que nutre por Mujica, considerando-o um “farol na luta por um mundo melhor”.

Diante do desafio que se apresenta, Mujica inspira os cidadãos uruguaios e de todo o mundo ao transmitir uma mensagem de esperança e resiliência, enfatizando a importância de recomeçar e transformar a raiva em esperança. Sua postura diante da adversidade evidencia sua força e determinação em seguir em frente, inspirando muitos com sua filosofia de vida.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo