Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprova projeto que garante atendimento médico mesmo em caso de desligamento de profissionais.






Projeto de Lei garante atendimento à população em caso de saída de médico dos programas Mais Médicos e Médicos pelo Brasil

Projeto de Lei garante atendimento à população em caso de saída de médico dos programas

30/04/2024 – 17:09

Renato Araújo/Câmara dos Deputados

Texto aprovado é substitutivo de Aureo Ribeiro

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1791/22, que visa assegurar a continuidade do atendimento à população mesmo em situações de desligamento de médicos participantes dos programas Mais Médicos e Médicos pelo Brasil. O texto aprovado, que altera a Lei do Programa Médicos pelo Brasil, encontra-se em tramitação na Câmara dos Deputados.

De acordo com a proposta, em caso de desligamento de médico titular, serão convocados substitutos ou o gestor municipal de saúde indicará um profissional temporário até a seleção de um novo titular.

O texto aprovado é um substitutivo do relator, deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ). Em sua versão, foi estabelecido um prazo de dez dias para a substituição do profissional, divergindo da proposta original do deputado Vinicius Carvalho (Republicanos-SP), que mencionava reposição imediata do profissional.

Em declaração, o parlamentar explicou: “Apesar de ser recomendável a reposição imediata do profissional que sair dos programas, isso se mostra inviável na prática. Portanto, fixamos um prazo máximo de dez dias para a efetivação da substituição.”

Próximos passos
A proposta, que segue em caráter conclusivo, será agora analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição – Ana Chalub


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo