Governo federal promete enviar ajuda para o Rio Grande do Sul após nova onda de chuvas e enchentes: presidente e governador se unem no combate às adversidades climáticas.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta terça-feira (30) o envio de ajuda do governo federal para o estado do Rio Grande do Sul, que enfrenta uma nova onda de chuvas e enchentes. Em publicações nas redes sociais, Lula informou que conversou com o governador por telefone e determinou a atuação dos ministérios da Integração e Desenvolvimento Regional, da Defesa e da Comunicação Social no estado.

Segundo o presidente, o governo federal irá se unir aos esforços do governo estadual e das prefeituras para superar essa situação difícil, resultado das mudanças climáticas que têm afetado o planeta. O governador Eduardo Leite também utilizou as redes sociais para pedir ajuda, especialmente apoio aéreo, para resgatar centenas de pessoas em diversos municípios que estão em situação de emergência devido às chuvas intensas.

Até o momento, os temporais já causaram estragos em mais de 70 municípios no Rio Grande do Sul, resultando na morte de cinco pessoas e deixando dezenas feridas ou desaparecidas. O estado tem sido constantemente atingido por eventos climáticos extremos, como as enchentes do segundo semestre do ano passado que provocaram sérios danos e resultaram em dezenas de mortes.

Diante desse cenário preocupante, a articulação entre o governo federal, estadual e as prefeituras se faz necessária para garantir o suporte e a assistência adequada à população afetada. A união de esforços é fundamental para minimizar os impactos das enchentes e garantir a segurança e o bem-estar dos cidadãos atingidos pela situação de emergência no Rio Grande do Sul.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo