Senador Esperidião Amin participa de evento de início da pesca artesanal da tainha em Florianópolis e pede aumento de cotas.






Senador Esperidião Amin participa de evento de início da pesca artesanal da tainha

O senador Esperidião Amin (PP-SC) informou, em pronunciamento nesta terça-feira (30), que vai participar do evento de início da pesca artesanal da tainha, a ser realizado na praia do Campeche, em Florianópolis, nesta quarta-feira (1º).

Segundo o parlamentar, a pesca artesanal da tainha pode ser considerada, na sua versão tradicional, como a pesca mais ambientalmente sustentável do mundo, capturando o peixe em seu momento de plenitude. Amin destacou que estará presente para incentivar os pescadores e valorizar a atividade.

Ele ressaltou que a pesca da tainha é realizada nas modalidades artesanal e industrial, sendo Santa Catarina um dos principais estados produtores no Brasil, possivelmente ocupando o primeiro lugar no ranking nacional.

O senador manifestou preocupação com a cota estabelecida pelo Ministério da Pesca e pelo Ministério do Meio Ambiente, que limitaram a pesca artesanal em 586 toneladas e a pesca industrial em 480 toneladas.

“Este é um debate técnico que envolve aspectos de sustentabilidade. Não cabe a mim questionar os números, mas solicitar que, com os cuidados necessários, no próximo ano tenhamos uma cota mais generosa, garantindo o sustento de mais pescadores artesanais e da indústria pesqueira”, afirmou Amin.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo