Fiocruz recebe 88 propostas para o Memorial Covid-19: Concurso nacional busca homenagear vítimas da pandemia com projetos arquitetônicos e paisagísticos

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) está em processo de escolha do projeto arquitetônico e paisagístico do Memorial Covid-19, que pretende homenagear as vítimas da pandemia do coronavírus. Com 88 propostas recebidas, o concurso nacional atraiu a atenção de profissionais de todo o país, desde recém-formados até arquitetos renomados no mercado.

O prazo para inscrições e submissões de trabalhos encerrou-se no dia 29 de abril, e agora a comissão julgadora composta por especialistas renomados como arquitetos, urbanistas, historiadora e médica, irá avaliar as propostas. Serão consideradas diretrizes técnicas, paisagísticas, e de preservação do patrimônio histórico e cultural. A expectativa é que os vencedores sejam conhecidos em 21 de maio de 2024, com a distribuição de R$ 40 mil em prêmios para as três melhores propostas.

O diretor da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), Marcos José de Araújo Pinheiro, destaca a importância do memorial como forma de reconhecimento do papel da instituição no combate à pandemia e no avanço do conhecimento científico. Segundo ele, o Memorial Covid-19 Fiocruz – Ciência e Saúde será um local significativo de reflexão sobre um período marcante para o mundo, especialmente para o Brasil.

Localizado no campus de Manguinhos, no Rio de Janeiro, em uma área de 2.503,31 m² próxima à Avenida Brasil, o memorial terá como objetivo garantir visibilidade e fácil acesso para quem passar pela região. Além disso, será importante considerar a proximidade com o Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz no desenvolvimento dos projetos.

O coordenador do concurso, Cláudio Crispim, ressalta a relevância da modalidade concurso na contratação de projetos arquitetônicos, paisagísticos e urbanísticos, ao permitir que profissionais de diferentes perfis possam concorrer em igualdade de condições e contribuir para um debate enriquecedor sobre a cidade que desejamos.

Assim, o Memorial Covid-19 Fiocruz se apresenta como uma iniciativa importante para honrar a memória das vítimas da pandemia e marcar a história da luta contra a covid-19. A expectativa é que, com a conclusão do memorial, seja possível proporcionar um espaço de reflexão e respeito àqueles que foram afetados pela crise global de saúde.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo