MDS antecipa saques do Bolsa Família em cidades afetadas por temporais no Rio Grande do Sul, em ação unificada de assistência social.

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) anunciou medidas emergenciais para auxiliar os beneficiários do Bolsa Família nas cidades afetadas pelos temporais no Rio Grande do Sul. Com a situação de calamidade no estado, o pagamento do benefício será unificado, permitindo que os beneficiários recebam no primeiro dia previsto no calendário, independentemente do final do NIS.

A ação visa garantir que as famílias atingidas pelos desastres climáticos tenham acesso ao auxílio de forma mais rápida e simples. Além disso, o Ministério ampliou o prazo para atualização cadastral, facilitando o processo para os beneficiários que precisam regularizar sua situação.

Diante da gravidade da situação no Rio Grande do Sul, o governo estadual solicitou apoio ao Ministério, que está em contato para definir a assistência social aos municípios afetados. Entre as medidas, está a distribuição de cestas de alimentos para a população afetada.

Os temporais no estado causaram 13 mortes, 12 pessoas feridas e deixaram 21 pessoas desaparecidas. Mais de 67.860 mil pessoas foram afetadas por alagamentos, inundações, enxurradas e vendavais. O número de desalojados já chega a 9.993 e os que tiveram que buscar abrigo em abrigos públicos somam 4.599.

Um dos episódios mais graves foi o rompimento parcial da barragem da usina de geração de energia 14 de Julho, localizada em Cotiporã. O colapso da barragem deve aumentar o nível do Rio Taquari, colocando em risco cidades abaixo do local do rompimento. Autoridades alertaram moradores de alguns municípios a deixarem áreas de risco e procurarem abrigos públicos ou locais seguros.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e uma comitiva de ministros estão no estado para acompanhar a situação de perto e garantir recursos do governo federal para o socorro e reconstrução dos municípios atingidos pelos desastres naturais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo