Primeira semana de maio com previsão de chuva acima da média em grande parte do Brasil, alerta Inmet para possíveis ocorrências.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou para uma semana de maio com previsão de chuvas acima da média em diversas regiões do Brasil. De acordo com o instituto, a tendência é que as chuvas continuem atingindo o Norte e Sul do país, além do leste da Região Sudeste, Rio Grande do Norte, Paraíba e áreas pontuais do centro-sul da Região Nordeste.

No Sul do país, o Inmet destacou a atuação de um sistema frontal que deve resultar em grandes volumes de chuva no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. As fortes chuvas na região gaúcha já causaram 13 mortes e deixaram 21 pessoas desaparecidas. Para a quinta-feira (2), o instituto emitiu um alerta de perigo potencial no estado do Rio Grande do Sul, com indicativo de chuvas entre 20 e 30 mm/h e ventos intensos entre 40-60 km/h.

“A semana se inicia com tempestades devido à área de baixa pressão atmosférica sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Entre quarta e quinta-feira, um sistema frontal sobre o oceano intensificará as chuvas nestas áreas, com volumes significativos e mais abrangentes, acompanhados de trovoadas e rajadas de vento”, informou o Inmet.

Na Região Norte, a combinação do calor e alta umidade, juntamente com a Zona de Convergência Intertropical, continuará provocando chuvas intensas com acumulados acima de 70 mm. No Nordeste, a proximidade da zona de convergência poderá resultar em chuvas na faixa norte da região, principalmente no Sealba. Já no Centro-Oeste e Sudeste, a previsão é de tempo quente e seco, com exceção de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde chuvas rápidas poderão ocorrer.

Para a segunda quinzena de maio, o Inmet prevê chuvas intensas nos estados de Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, superando os 80 mm em algumas áreas. Na região Norte, chuvas acima de 70 mm são esperadas, enquanto no Nordeste são previstas pancadas de chuva com acumulados significativos. Já no Centro-Oeste e Sudeste, a previsão é de tempo seco e quente em grande parte das regiões, com exceção do Espírito Santo, onde chuvas rápidas podem ocorrer.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo