Projeto de lei prevê mecanismo de cashback para famílias de baixa renda na reforma tributária, com devolução em diferentes porcentagens




Projeto de lei prevê mecanismo de cashback para famílias de baixa renda

O projeto de lei complementar que trata da regulamentação da reforma tributária prevê o mecanismo de cashback para famílias de baixa renda em determinados bens e serviços (PLP 68/2024). O texto prevê a devolução de 100% da nova Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) para compra de botijão de gás; 50% dela para contas de luz, água e esgoto, e de gás encanado; e 20% da CBS e do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) sobre os demais produtos, com exceção daqueles sujeitos ao Imposto Seletivo (IS).

A previsão do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, é que a regulamentação da reforma tributária seja votada ainda em 2024.

Projeto de lei prevê mecanismo de cashback para famílias de baixa renda

O projeto de lei complementar que está em discussão no Congresso Nacional, sob o número PLP 68/2024, traz uma proposta inovadora que visa beneficiar as famílias de baixa renda. Segundo o texto, as famílias poderão receber de volta parte do valor pago em impostos, conhecido como cashback, ao realizarem compras de determinados bens e serviços.

De acordo com o projeto, a devolução do valor seria feita de diferentes formas, dependendo do tipo de bem ou serviço adquirido. Para a compra de botijão de gás, por exemplo, a proposta é que as famílias recebam de volta 100% da nova Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS). Já para as contas de luz, água e esgoto, e gás encanado, o valor a ser devolvido seria de 50% da CBS. Nos demais produtos, com exceção daqueles sujeitos ao Imposto Seletivo (IS), a devolução seria de 20% da CBS e do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, demonstrou otimismo em relação à votação da regulamentação da reforma tributária ainda neste ano. Segundo ele, a proposta é importante para garantir mais justiça fiscal e beneficiar aqueles que mais precisam.

Com a possível aprovação do projeto de lei, as famílias de baixa renda terão a oportunidade de ter um alívio em seus gastos, contribuindo assim para a melhoria de sua qualidade de vida. A expectativa é que essa medida traga impactos positivos para a economia do país, estimulando o consumo e a circulação de renda.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo