Projeto de Lei propõe aumento de pena para abuso de incapazes praticado por ascendentes ou responsáveis legais, diz deputada




Projeto de Lei torna crime de abuso de incapazes mais grave

02/05/2024 – 08:53

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Laura Carneiro: medida irá reforçar a proteção patrimonial e econômica de crianças e adolescentes

O Projeto de Lei 1222/24, em análise na Câmara dos Deputados, propõe a criação de uma circunstância agravante para o crime de abuso de incapazes, conforme previsto no Código Penal. De acordo com o texto, a pena será aumentada em um terço caso o réu seja ascendente (como pais e avós) ou responsável legal da vítima e tenha se aproveitado dessa condição.

O abuso de incapazes é caracterizado quando alguém explora o patrimônio de crianças, adolescentes ou pessoas com deficiência. Atualmente, a pena para esse crime é de reclusão, variando de dois a seis anos, além de multa.

“Nesses casos, a atitude do criminoso mostra um desprezo ainda maior, já que a sua posição de ascendente ou responsável legal da vítima facilitou a prática do delito”, afirmou a deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), responsável pela elaboração do projeto.

Próximos passos
O PL 1222/24 será primeiramente analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) e, posteriormente, seguirá para votação no Plenário da Câmara dos Deputados.

Reportagem – Janary Júnior
Edição – Marcia Becker


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo