Censo 2022: Mais de metade dos indígenas brasileiros têm menos de 30 anos, aponta IBGE.

Segundo dados divulgados pelo Censo 2022, mais da metade da população indígena do Brasil é composta por jovens com menos de 30 anos. Esse percentual aumenta para quase 70% quando consideramos apenas os residentes em Terras Indígenas. Essas informações foram reveladas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em uma coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (3).

O levantamento também apontou que a população indígena está distribuída por 4.833 municípios em todas as regiões do país, com maior concentração na Região Norte (44%) e Região Nordeste (31%). Além disso, 36,73% dos indígenas vivem dentro de Terras Indígenas, que são demarcadas pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

Um dos aspectos que mais chamaram a atenção dos pesquisadores foi o perfil demográfico mais jovem das populações indígenas. A idade mediana dos indígenas é de 25 anos, enquanto a do Brasil como um todo é de 35 anos. Nas Terras Indígenas, essa mediana cai para 19 anos, refletindo assim um cenário de população ainda mais jovem.

Outro ponto relevante é a disparidade de gênero entre os indígenas. Dentro das Terras Indígenas, há um predomínio masculino em todas as faixas etárias até os 69 anos, com uma proporção de 104,9 homens para cada 100 mulheres. Essa diferença se inverte quando analisamos os indígenas que vivem fora das áreas demarcadas, apresentando 92,79 homens para cada 100 mulheres.

Os pesquisadores ressaltam que esses dados são fundamentais para compreender as dinâmicas territoriais das diferentes etnias indígenas e destacam a importância de estudos complementares para aprofundar o entendimento sobre essas populações. A vida comunitária e a proximidade com os centros urbanos são apontadas como fatores que podem influenciar o perfil demográfico e gênero das populações indígenas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo