Calamidade no Rio Grande do Sul: Câmara dos Deputados analisa reconhecimento do estado de emergência até dezembro de 2024

06/05/2024 – 20:40

Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

Sessão Deliberativa do Plenário da Câmara

A Câmara dos Deputados deu início à Ordem do Dia da sessão deliberativa extraordinária e está analisando uma mensagem do Poder Executivo que reconhece o estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul até 31 de dezembro de 2024.

De acordo com o texto, a União está autorizada a não contabilizar, para a meta de resultado fiscal, exclusivamente as despesas autorizadas por meio de crédito extraordinário e as renúncias fiscais necessárias para lidar com essa calamidade pública e suas consequências sociais e econômicas. O dinheiro utilizado para esse fim também não será sujeito à limitação de empenho (contingenciamento).

Segundo dados da Defesa Civil do estado, até o momento foram registradas 83 mortes, 111 pessoas desaparecidas, cerca de 150 mil desalojados, sendo 20 mil em abrigos e os outros 130 mil em residências de familiares ou amigos. Os temporais começaram há uma década e atingiram 364 municípios.

Em Porto Alegre, quatro das seis estações de tratamento de água não estão operacionais. Existem regiões no estado sem energia elétrica e comunicação. O governo estadual decretou estado de calamidade.

Assista à sessão ao vivo

Mais informações em breve

Reportagem – Eduardo Piovesan
Edição – Geórgia Moraes

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo