Chuva no RS: Senador Izalci Lucas cobra agilidade do governo federal e medidas para auxiliar municípios atingidos pela tragédia.

O senador Izalci Lucas (PL-DF) fez um pronunciamento no plenário nesta segunda-feira (6) para lamentar a tragédia causada pela chuva no Rio Grande do Sul. Segundo a defesa civil do estado, até agora foram contabilizadas 83 mortes e 111 pessoas estão desaparecidas. Izalci ressaltou a importância de priorizar a atenção ao meio ambiente e ao planejamento urbano das cidades, além de defender a implementação de medidas para minimizar a burocracia na assistência do governo federal aos municípios brasileiros, principalmente durante crises.

O senador enfatizou a necessidade de ações imediatas para auxiliar as pessoas afetadas nos 345 municípios gaúchos atingidos. Ele mencionou que, no passado, promessas de apoio financeiro do governo federal não foram totalmente cumpridas e expressou esperança de que uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) anunciada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, simplifique a liberação de recursos.

Izalci também citou um relatório da Confederação Nacional de Municípios (CNM) que aponta os impactos das enchentes no Rio Grande do Sul, contrastando com a resposta do governo. Ele criticou a subestimação e subfinanciamento por parte do governo, destacando a importância de uma atuação mais eficaz e empática diante da situação calamitosa.

Em meio às dificuldades enfrentadas pela população e pelos gestores municipais, o senador defendeu a necessidade de medidas como anistia fiscal e prazos flexíveis para possibilitar a recuperação das empresas e a manutenção dos empregos na região afetada. Com a situação se agravando, a atenção e a ação do poder público são cada vez mais urgentes e fundamentais para reverter o cenário de desolação que se apresenta.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo