Além disso, a pesquisa também mostrou que as compras feitas com os cartões de avós são mais contestadas do que as realizadas com os cartões de outros parentes. Elas têm 153,8% mais chances de serem contestadas do que as compras feitas com cartões de filhos, 135,7% a mais do que irmãos e um risco 73,7% maior do que as compras feitas com cartões de mães.
De acordo com Caio Rocha, diretor de Produtos de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, quando uma transação online deste tipo é contestada pelo titular, é sinal de que uma fraude pode ter ocorrido. Por isso, é importante que o dono do cartão e as empresas se protejam contra fraudes em ambientes digitais para evitar prejuízos financeiros. Rocha sugeriu medidas como a emissão de cartões digitais temporários e investimentos em processos inteligentes de combate à fraude.
Os dados do Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian revelaram que 45,5% das investidas criminosas registradas no primeiro semestre de 2023 ocorreram no setor de bancos e cartões. Além disso, houve um crescimento de 18% na quantidade de incidentes ligados a cartões bancários no último trimestre de 2022 em relação ao período anterior, conforme indicou o último Relatório Global de Identidade e Fraude da Serasa Experian.
Diante deste cenário, a Serasa Experian lançou o mecanismo Verificação de Cartão, que identifica o risco de fraude por trás de cada transação online realizada com cartões de crédito chamados de não presentes. A validação é feita por meio do cruzamento de informações cadastrais do CPF do titular do cartão, os dados BIN (primeiros 6 a 8 dígitos, que indicam a bandeira, o banco emissor e a variante do cartão) e os últimos 4 dígitos.
Pedro Moreno, gerente-executivo da Serasa Experian, afirmou que muitos negócios físicos se tornaram digitais durante a pandemia sem se preocupar com a prevenção a fraudes, o que levou a um aumento significativo nas tentativas de golpes. Para ajudar as pessoas e empresas a se protegerem, a Serasa lançou o Fraudômetro, uma plataforma de alerta contra golpes.
Entre as dicas para os consumidores se protegerem, estão a necessidade de garantir que documentos, celulares e cartões estejam seguros e com senhas fortes para acesso aos aplicativos; desconfiar de ofertas com preços muito abaixo do mercado; ter atenção com links e arquivos compartilhados em redes sociais; e cadastrar as chaves pix apenas nos canais oficiais dos bancos. Já as empresas devem fazer uma análise mais criteriosa de compras mais caras, verificar cadastros atualizados dos consumidores e consultar o perfil do cliente para avaliar o risco de uma operação.
A Serasa Experian ressaltou que as empresas têm investido em novos métodos de soluções antifraude e tecnologias sofisticadas. Segundo Moreno, esses investimentos têm aumentado desde a pandemia, com as empresas buscando vender com mais segurança.
A Serasa Experian foi criada em 1968 e se uniu à Experian Company em 2007. Atualmente, é a maior empresa de Datatech do Brasil, realizando mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protegendo mais de 2,2 bilhões de transações comerciais por ano. A Experian, com sede corporativa em Dublin, Irlanda, é líder mundial em serviços de informação e possui operações em 32 países.