Argentina declara emergência sanitária e imobiliza gado equino devido a surto de encefalomielite.







Argentina declara emergência sanitária devido a surto de encefalomielite equina

Argentina declara emergência sanitária devido a surto de encefalomielite equina

A Argentina declarou emergência sanitária e ordenou a imobilização do gado equino devido a um surto de encefalomielite, após detectar o vírus no centro e nordeste do país, informou nesta quinta-feira o Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar (Senasa).

Segundo informações divulgadas pelo Senasa, as medidas sanitárias são imediatas, extraordinárias, excepcionais e de contenção em caso de surtos de Encefalomielite Equina (EE), e incluem a restrição de circulação e concentração de cavalos, conforme disposição publicada no boletim oficial.

Os primeiros casos foram notificados em rebanhos das províncias de Corrientes, Santa Fé e Córdoba, no centro e nordeste do país. A medida visa controlar a propagação do vírus e proteger a saúde dos animais equinos, que são de grande importância para a economia e cultura argentina.

A encefalomielite equina é uma doença viral transmitida por mosquitos e afeta o sistema nervoso dos equinos, causando sintomas como febre, fraqueza, incoordenação e, em casos mais graves, pode levar à paralisia e até mesmo à morte dos animais. Além disso, há preocupações quanto à possibilidade de transmissão da doença a humanos, embora isso seja raro.

Diante do cenário, as autoridades argentinas estão trabalhando em estreita colaboração com veterinários, criadores de cavalos e comunidades locais para controlar o surto e evitar que se espalhe para outras regiões do país. Além disso, está sendo realizada uma campanha de vacinação em larga escala para imunizar os animais e protegê-los contra a doença.

A declaração de emergência sanitária é uma medida crucial para conter a propagação do surto e proteger a saúde do gado equino, além de salvaguardar a população humana de possíveis riscos à saúde. As autoridades estão monitorando de perto a situação e tomando todas as medidas necessárias para lidar com o surto de encefalomielite equina na Argentina.

Fonte: Senasa – Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo