Autoteste: Borra de café não é eficaz contra larvas de dengue, alertam autoridades da saúde.

Alerta contra notícia falsa sobre o combate aos mosquitos da dengue

Recentemente, uma mensagem tem circulado nas redes sociais sugerindo que a colocação de borra de café nos pratos e vasos de plantas que podem acumular água é uma solução eficaz para combater o desenvolvimento de larvas dos mosquitos transmissores da dengue. No entanto, essa informação foi categoricamente desmentida por autoridades da Saúde consultadas pela Lupa.

De acordo com especialistas, não há evidências científicas que comprovem a eficácia desse método caseiro no combate aos mosquitos da dengue. Pelo contrário, essa prática pode até mesmo contribuir para a proliferação desses insetos, uma vez que a borra de café pode servir como alimento para as larvas, incentivando o seu desenvolvimento em vez de eliminá-las.

Portanto, é importante ressaltar que medidas improvisadas e sem embasamento científico não são recomendadas no combate à dengue. As autoridades de saúde alertam que a maneira mais eficaz de prevenir a doença é eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão do vírus, evitando o acúmulo de água parada em recipientes e locais propensos à reprodução dos mosquitos.

Diante disso, fica claro que a disseminação de informações falsas e sem comprovação científica pode prejudicar a eficácia das ações de combate à dengue, colocando em risco a saúde da população. Portanto, é fundamental que as pessoas se atentem para fontes confiáveis e verifiquem a veracidade das informações antes de compartilhá-las.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo