Daniel Clowes vence Fauve d’or com “Monica” no Festival de Quadrinhos de Angoulême, na França, enquanto Moto Hagio recebe prêmio de honra.






Daniel Clowes e Moto Hagio são premiados no Festival de Histórias em Quadrinhos de Angoulême

Daniel Clowes e Moto Hagio são premiados no Festival de Histórias em Quadrinhos de Angoulême

O norte-americano Daniel Clowes conquistou no último sábado o Fauve d’or (gato selvagem de ouro, em tradução livre) de melhor álbum do ano com “Monica”, anunciou o júri do Festival de Histórias em Quadrinhos de Angoulême. O evento, que acontece no oeste da França, é um dos principais do setor a nível internacional. Além disso, a japonesa Moto Hagio foi premiada pela sua obra.

Conhecido por ser um cronista da vida cotidiana dos Estados Unidos, o veterano Clowes apresenta em “Monica” tramas múltiplas que se entrelaçam para formar um todo. Sua inventividade é comparada ao talento de contemporâneos como Chris Ware e Charles Burns.

O álbum “Monica”, que é o décimo trabalho de Clowes e tem 62 anos, tem sido muito elogiado pela crítica. Segundo o editor francês Guy Delcourt, que recebeu o troféu em nome de Clowes, o artista norte-americano, que reside em Oakland, na Califórnia, estava a caminho do festival, mas acabou sendo “detido” pela Covid em Paris.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo