Exército dos EUA envia navio de ajuda humanitária para Gaza em resposta à crise de fome declarada pela ONU.




Exército dos EUA envia navio de ajuda humanitária para Gaza

Exército dos EUA envia navio de ajuda humanitária para Gaza

No início deste domingo (9), o Exército dos EUA enviou um navio de ajuda humanitária à Faixa de Gaza, em resposta ao compromisso do presidente Joe Biden de construir um cais temporário para abastecer o enclave sitiado. A embarcação General Frank S. Besson partiu da Base Conjunta Langley-Eustis, na Virgínia, menos de 36 horas após o anúncio de Biden sobre a assistência humanitária a Gaza por mar, conforme comunicado do CENTCOM.

O navio de apoio logístico está transportando os primeiros equipamentos para estabelecer um cais temporário para a entrega de suprimentos humanitários vitais. O anúncio de Biden durante seu discurso do Estado da União, na quinta-feira (7), foi motivado pelos alertas da ONU sobre uma possível fome generalizada entre os 2,3 milhões de palestinos que vivem em Gaza, após a ofensiva israelense iniciada há cinco meses.

Gaza, que não possui infraestrutura portuária, terá o suporte inicial de Chipre, que oferecerá um processo de triagem de cargas com a participação de autoridades de Israel, eliminando a necessidade de verificações de segurança em Gaza. A maioria dos habitantes de Gaza está atualmente deslocada internamente, enfrentando dificuldades na entrega de ajuda devido aos gargalos nos postos de controle de fronteira. Desde que o Hamas assumiu o controle do enclave em 2007, Gaza está sob bloqueio naval israelense, com poucas chegadas diretas por mar desde então.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo