Grande incêndio atinge diferentes regiões da Colômbia, causando danos aos ecossistemas e obrigando animais silvestres a procurarem abrigo na cidade.







Incêndios na Colômbia

Principais Focos de Incêndio Atingem a Colômbia

Nesta quarta-feira, a Colômbia enfrenta uma série de incêndios em diferentes regiões do país. Os principais focos estão localizados em Bogotá e nas localidades de Cumaribo (departamento de Vichada, leste), Guarne (Antioquia, oeste), Tona (Santander, leste), Cesar (Valledupar, norte), Cucutilla (norte de Santander, nordeste) e Duitama e Aquitania (Boyacá, centro).

De acordo com a UNGRD (Unidade Nacional para a Gestão de Riscos e Desastres), o departamento com maior incidência é Cundinamarca, localizado no centro do país, com incêndios em municípios como Nemocón, Tocancipá, Suesca, Sopó e Zipaquirá. Além disso, ecossistemas vitais para o ciclo da água, como o Páramo de Berlim em Santander, foram atingidos, causando a destruição da vegetação de frailejones.

O incêndio em Bogotá, que já dura desde segunda-feira, afetou 12 hectares de floresta na cadeia montanhosa conhecida como Cerros Orientales, localizada a leste da cidade. A situação levou animais silvestres a procurarem abrigo em zonas urbanas próximas.

Segundo o prefeito Carlos Fernando Galán, as autoridades estão trabalhando incansavelmente para conter as chamas, e até agora foi possível controlar cerca de 70% do incêndio. Ele informou sobre os avanços no combate ao fogo em sua rede social.



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo