Inflação nos EUA atinge 3,1% nos últimos 12 meses, mas mercado espera corte de juros pelo banco central







Notícias Econômicas

Índice de Preços ao Consumidor (IPC) Aumenta 3,1% nos Últimos 12 Meses

Nos 12 meses até janeiro, o IPC aumentou 3,1%, seguindo um avanço de 3,4% até dezembro, de acordo com dados divulgados recentemente. Economistas consultados pela Reuters previram um aumento de 0,2% no mês e 2,9% no comparativo anual. Este aumento anual foi moderado em relação ao pico de 9,1% até junho de 2022.

O departamento responsável pela coleta de dados atualizou os fatores sazonais utilizados no cálculo do IPC de janeiro. Os novos pesos, que viram a participação da habitação aumentar e a dos carros novos e usados diminuir, podem ter contribuído parcialmente para as leituras mais fortes do que o esperado, segundo economistas. Estes, no entanto, acreditam que tais variações provavelmente são temporárias.

Os mercados financeiros preveem que o banco central dos EUA começará a cortar as taxas de juros em maio, embora alguns economistas estejam inclinados a apostar em junho, considerando o mercado de trabalho ainda apertado e a inflação de serviços persistentemente elevada. Os formuladores de políticas afirmaram que não têm pressa em começar a reduzir os custos dos empréstimos e querem evidências convincentes de que a inflação está em uma trajetória lenta e sustentada.

Embora tenha havido um progresso significativo, os riscos permanecem, incluindo a possibilidade de novos problemas na cadeia de suprimentos devido às interrupções no transporte marítimo no Mar Vermelho e à seca no Canal do Panamá. No entanto, a perspectiva para a inflação continua bastante favorável, já que o aumento dos aluguéis deve ser moderado este ano.

Número de Palavras: 303


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo