Micrisoft revela possível influência da China através de contas falsas nas eleições dos EUA




Access Denied

China pode estar por trás de contas falsas que influenciam eleitores dos EUA, diz Microsoft

Na última quarta-feira, a gigante da tecnologia Microsoft divulgou um relatório afirmando que a China pode estar envolvida na criação de contas falsas que têm o objetivo de influenciar eleitores nos Estados Unidos. De acordo com a empresa, essas contas são usadas para disseminar informações falsas e manipular o debate público.

A investigação da Microsoft aponta que essas contas falsas foram utilizadas para promover narrativas desfavoráveis a certos candidatos e partidos políticos, além de espalhar desinformação sobre temas sensíveis, como direitos humanos e economia. A empresa alega ter encontrado evidências de que a origem dessas contas está na China, embora não tenha revelado detalhes sobre como chegou a essa conclusão.

Segundo a Microsoft, as informações falsas veiculadas por essas contas têm o potencial de influenciar o resultado de eleições e minar a confiança dos eleitores no sistema democrático. A empresa ressalta a importância de combater essa prática e promover uma maior transparência nas redes sociais.

Em resposta às acusações da Microsoft, o governo chinês negou qualquer envolvimento na criação dessas contas falsas. Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China afirmou que o país é um defensor do estado de direito e da segurança cibernética, e condenou qualquer tentativa de vinculá-lo a atividades ilegais.

Essa não é a primeira vez que a China é acusada de tentar influenciar o debate político em outros países. Em 2016, autoridades dos Estados Unidos afirmaram que hackers chineses estavam por trás do vazamento de emails do Comitê Nacional Democrata. Além disso, a China tem sido criticada por seu controle rígido sobre a internet e pela censura de conteúdo considerado sensível pelas autoridades.

Diante dessas acusações, especialistas em segurança cibernética ressaltam a necessidade de as autoridades dos Estados Unidos e de outros países fortalecerem suas defesas contra ataques cibernéticos e investirem em mecanismos para identificar e combater a desinformação online. A disseminação de notícias falsas através de contas falsas nas redes sociais tem se tornado uma preocupação global, e sua influência pode ser potencialmente destrutiva para a democracia.

A Microsoft ressalta que está trabalhando em parceria com outras empresas de tecnologia e agências governamentais para combater os ataques cibernéticos e promover a transparência nas plataformas online. A empresa destaca que a colaboração entre os setores público e privado é essencial para enfrentar os desafios colocados pela cibercriminalidade e garantir a integridade das eleições.

Enquanto as investigações continuam, a discussão sobre o papel das redes sociais na disseminação de informações falsas e sua influência nas eleições segue em pauta. É necessário um esforço conjunto de governos, empresas e sociedade civil para enfrentar esse desafio e garantir a integridade do processo eleitoral.

Referência #18.820a2917.1694103077.2c6e037d


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo