O uso de remédios para dormir: quando é apropriado e o que considerar antes de começar o tratamento.

# Remédios Para Dormir: Qual é a Melhor Opção?

Uma recente pesquisa apontou que aproximadamente um terço dos adultos ao redor do mundo enfrentam dificuldades para dormir ou permanecer dormindo. A insônia é um problema comum que pode afetar a saúde e a qualidade de vida das pessoas. Muitos recorrem a medicamentos para dormir em busca de uma solução, porém, é importante conhecer os riscos e as melhores opções disponíveis no mercado.

A categoria de pílulas prescritas para o sono tem crescido, com alguns medicamentos como suvorexant, ramelteona e mirtazepina sendo aprovados por agências reguladoras, como a FDA. Porém, todos os remédios para dormir têm seus riscos, como sonolência diurna e até mesmo dependência, por isso, especialistas recomendam limitar o quanto se depende desses medicamentos.

Quando usar remédio para dormir?

Segundo Alcibiades Rodriguez, especialista em medicina do sono, o uso ideal desses medicamentos é apenas quando necessário, limitado a um curto período de tempo, cerca de duas ou três vezes por semana. Em situações específicas, como um período de insônia desencadeada por um evento particular, os remédios para dormir podem ser úteis, mas sempre sob orientação médica.

Faz mal tomar remédio para dormir todas as noites?

Em relação aos anti-histamínicos de venda livre, a Academia Americana de Medicina do Sono recomenda não utilizá-los para insônia, devido aos riscos de sonolência diurna, problemas de memória e confusão, especialmente em adultos mais velhos. Já os remédios prescritos podem ter efeitos colaterais como tonturas, dores de cabeça e problemas gastrointestinais, além do risco de dependência e efeitos nocivos ao serem combinados com outras substâncias.

Como parar de tomar remédio para dormir?

A psicóloga do sono Jade Wu recomenda uma abordagem lenta e estratégica para interromper o uso de medicamentos para dormir. Consultar um médico e considerar a terapia cognitivo-comportamental para insônia podem ser alternativas mais duradouras aos remédios. Além disso, estabelecer bons hábitos antes de dormir, como dormir em um quarto escuro e evitar telas, pode ajudar no processo de desmame dos medicamentos para dormir.

Como podemos observar, os remédios para dormir são uma opção viável para algumas pessoas, mas é necessário ter cautela e buscar orientação médica para garantir o uso adequado e seguro desses medicamentos. A insônia é um problema sério e merece atenção, porém, é importante considerar outras alternativas e estratégias que possam oferecer benefícios a longo prazo, sem os possíveis efeitos negativos dos remédios para dormir.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo