Previsão do tempo: Carnaval 2023 terá sol e calor em Rio de Janeiro e São Paulo, com chuvas isoladas em outras regiões.

Carnaval 2024: Previsão do Tempo para as Principais Regiões do Brasil

O Carnaval deste ano será marcado por muito sol e calor nos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo, segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Diferentemente do Carnaval de 2023, que foi devastado por um temporal no primeiro dia da festa, o clima atual indica apenas pancadas isoladas de chuva, sem potencial para alagamentos ou deslizamentos de terra.

Em partes das regiões Norte e Nordeste, o volume de chuva pode chegar a 60 mm, mas no restante do país o clima favorecerá a festa dos foliões nos blocos de rua e nos sambódromos. Apesar da possibilidade de chuva, a temperatura estará sempre alta.

No Rio de Janeiro, a previsão indica clima favorável para os amantes da folia aproveitarem ao máximo tanto os cortejos dos blocos de rua como os desfiles na Marquês de Sapucaí. A expectativa é de dias ensolarados, com surgimento de algumas nuvens ao final da tarde, e máximas que chegarão a 38°C na segunda-feira (12).

Em São Paulo, o cenário será semelhante, com sol e calor durante o dia e pancadas de chuva isoladas entre o fim da tarde e início da noite. As temperaturas se elevarão dia a dia, passando de 32°C nesta sexta para 34°C no domingo (11), e a nebulosidade aumentará na segunda e terça-feira, mas a máxima continuará acima dos 30°C.

Já em Belo Horizonte e Ouro Preto, as previsões indicam dias mais nublados que o restante do Sudeste, com sol entre nuvens e chuvas isoladas entre a tarde e a noite. Em Salvador, a previsão é de chuvas em forma de pancadas, que podem superar os 50 mm em algumas regiões do Nordeste, principalmente na Bahia, Maranhão, Piauí, Paraíba e sertão de Pernambuco.

No Sul, estão previstas chuvas isoladas em áreas do leste do Paraná e do sudeste de Santa Catarina, com máximas que devem chegar a 39°C em Porto Alegre, 36°C em Florianópolis e 34°C em Curitiba. Na região Norte, são esperados acumulados de chuva acima dos 50 mm no oeste do Amazonas, no Acre, em Rondônia, no centro-sul e no leste do Pará, no Amapá e em Tocantins.

Por fim, no Centro-Oeste, o Inmet prevê pancadas de chuvas fortes e temperaturas que variam entre 23°C e 35°C. Com essas previsões, os foliões podem se preparar para um Carnaval animado, apesar das chuvas previstas em algumas regiões do país. A recomendação é se manter informado sobre as condições climáticas e aproveitar a festa com responsabilidade e segurança.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo