Proposta antiga de aumento do imposto sobre heranças de Simone Tebet é distorcida em vídeo nas redes sociais.




No vídeo, a então senadora Simone Tebet (MDB) fala da proposta de aumento para o Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD), conhecido como imposto sobre heranças. “Se você me perguntar aqui qual a chance deste projeto de resolução, porque no caso do Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação, seria uma majoração de alíquota que hoje é de até 8% como máxima, chegando na proposta que está sendo apresentada aqui, não vou entrar no mérito se acho muito ou pouco, de até 30%. Sairíamos de 8 para 30% como alíquota”.

A legenda da postagem também critica a medida. “É inacreditável como eles tentam prejudicar o povo! É inacreditável”.

Por que é distorcido

Vídeo é antigo. Em uma busca simples no Google usando as palavras-chave (aqui), é possível identificar a matéria do Congresso em Foco divulgando a entrevista da então senadora (aqui), em junho de 2020. Dentro da matéria, há o vídeo na íntegra (aqui), em que, além dela, participam o senador Randolfe Rodrigues (sem partido) e os auditores fiscais Jefferson Valentin e Rodrigo Spada, presidente da Febrafite.

Trecho cortado da fala de Tebet mostra apenas ela dizendo que seria difícil aprovar aumento do imposto, mas que seria viável que estivesse dentro da reforma tributária. Veja: “Se você me perguntar qual a chance hoje de se aprovar isoladamente esse imposto, eu diria que é quase zero, porque o que está sendo discutido é que temos que enfrentar a reforma tributária […] Há uma chance [de aprovar] no meio da reforma tributária, isoladamente eu não vejo”.

Tebet não era ministra. No vídeo que circula nas redes sociais, é possível ver a tarja apresentando Simone Tebet como senadora, cargo que ela não exerce desde janeiro de 2023, quando foi empossada como ministra (aqui) do governo Lula (PT).



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo