Rainha Margrethe II da Dinamarca anuncia abdicação ao trono para 2024, após 52 anos de reinado




Rainha Margrethe II da Dinamarca anuncia abdicação em 2024

Rainha Margrethe II da Dinamarca anuncia abdicação em 2024

A rainha Margrethe II da Dinamarca anunciou neste domingo (31) que abdicará de seu cargo em 2024, após um reinado que durou mais de cinco décadas.

Margrethe entregará o trono a seu filho, o príncipe herdeiro Frederik, disse ela em seu tradicional discurso de Ano Novo transmitido pela televisão dinamarquesa. A rainha citou uma cirurgia nas costas em fevereiro de 2023 como um dos motivos que a levaram a pensar no futuro.

“Em 14 de janeiro de 2024, 52 anos após ter sucedido meu amado pai, deixarei o cargo de Rainha da Dinamarca. Entregarei o trono ao meu filho, o príncipe herdeiro Frederik”.

A Rainha Margrethe II assumiu o trono em 14 de janeiro de 1972, após a morte de seu pai, o Rei Frederik IX. O príncipe assumirá o trono como Sua Majestade, o rei Frederik X, em janeiro, informou o gabinete do primeiro-ministro dinamarquês em um comunicado.

Leia também: São Silvestre 2023: quenianos vencem competição no feminino e no masculino


Rainha Margrethe II abdica após 52 anos no trono da Dinamarca

A Rainha Margrethe II da Dinamarca anunciou neste domingo (31) que abdicará de seu cargo em 2024, após mais de cinco décadas como monarca. Em seu discurso de Ano Novo transmitido pela televisão dinamarquesa, a rainha informou que entregará o trono ao seu filho, o príncipe herdeiro Frederik.

Margrethe justificou sua decisão citando uma cirurgia nas costas em fevereiro de 2023 como um dos motivos que a levaram a pensar no futuro. “Em 14 de janeiro de 2024, 52 anos após ter sucedido meu amado pai, deixarei o cargo de Rainha da Dinamarca. Entregarei o trono ao meu filho, o príncipe herdeiro Frederik”, declarou a monarca.

A rainha ascendeu ao trono em 14 de janeiro de 1972, após a morte de seu pai, o Rei Frederik IX. O príncipe herdeiro deverá assumir o trono como Sua Majestade, o rei Frederik X, em janeiro de 2024, conforme comunicado do gabinete do primeiro-ministro dinamarquês. Com a abdicação, a Dinamarca se prepara para uma nova era na monarquia, com o reinado de Frederik.

Com a notícia da abdicação, a população dinamarquesa manifestou carinho e gratidão pela rainha Margrethe II, que tem sido uma figura muito respeitada ao longo das décadas. O anúncio também despertou atenção ao redor do mundo, pois a Dinamarca tem uma das monarquias mais antigas do mundo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo