A final do Mundial feminino terá uma disputa histórica entre Espanha e Inglaterra, equipes inéditas nesta etapa da competição.

Seja lá o que acontecer no domingo (20), em Sidney (Austrália), uma coisa já é certa: a Copa do Mundo de futebol feminino terá uma campeã inédita. Inglaterra e Espanha não apenas nunca levantaram o título, como também nunca haviam alcançado esta etapa do torneio. A presença das inglesas, por um lado, é a continuação de uma ascensão no cenário mundial, com duas semifinais nas últimas duas edições e um título europeu no ano passado. A Espanha, por sua vez, é uma surpresa ao decidir o título estando apenas em sua terceira participação em Copas.

Nas quatro primeiras edições da Copa do Mundo feminina (1991, 1995, 1999 e 2003) a seleção inglesa esteve presente apenas uma vez, em 1995. Desde 2007, no entanto, conseguiu se classificar todas as vezes. Um detalhe interessante é que sempre que disputou a competição a Inglaterra conseguiu avançar de fase: foi até as quartas em 1995, 2007 e 2011, parou na semi em 2015 e em 2019 e agora chega à decisão.

Já a Espanha estreou em Copas femininas apenas em 2015, no Canadá. Naquela ocasião caiu no mesmo grupo do Brasil e terminou em último lugar na chave, atrás também da Coreia do Sul e da Costa Rica. Em 2019, na França, conseguiu avançar às oitavas, onde parou nos Estados Unidos, que acabaram vencendo a competição.

O domínio dos Estados Unidos no futebol feminino é inegável. Além de serem as maiores vencedoras da história da Copa do Mundo, com quatro títulos, elas também têm o recorde de chegarem a mais finais, foram cinco vezes. Em 2011, a equipe norte-americana foi derrotada pelo Japão, mas conquistou os títulos em 1991, 1999, 2015 e 2019.

A Alemanha vem em segundo lugar no número de finais disputadas, com três participações. A equipe venceu em 2003 e 2007, mas perdeu para a Noruega em 1995. Noruega e Japão, por sua vez, estão empatadas com duas finais cada, sendo que cada seleção tem um título e um vice-campeonato.

China, Suécia, Brasil e Holanda estiveram na final uma vez cada, mas todas acabaram saindo derrotadas.

A expectativa para a grande final entre Inglaterra e Espanha é enorme, já que ambas as seleções estão com sede de conquistar seu primeiro título mundial. As inglesas chegam embaladas por boas campanhas nas últimas edições do torneio, enquanto as espanholas surpreenderam ao avançar tão longe em apenas sua terceira Copa do Mundo feminina. Será um duelo emocionante e histórico para o futebol feminino.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo