Servidores enfatizam relevância da Gráfica do Senado durante sessão especial.

A Gráfica do Senado completou 60 anos e a data foi comemorada em uma sessão especial realizada nesta sexta-feira (18). Funcionários atuais e antigos ressaltaram a importância do órgão no apoio às atividades parlamentares e na disseminação do conhecimento. O requerimento para a realização da sessão foi apresentado pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF).

Presidindo a sessão, o senador Paulo Paim (PT-RS) leu uma mensagem do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, que destacou a excelência dos serviços prestados pela Gráfica e sua relevância na difusão da legislação.

Ele salientou que a Gráfica produziu mais de 120 trabalhos impressos em Braille, incluindo diversos títulos da legislação federal, como a Constituição, o Código de Proteção e Defesa do Consumidor, o Estatuto da Criança e do Adolescente, a Lei de Doação de Órgãos e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

A diretora-geral do Senado, Ilana Trombka, também enfatizou o desempenho da Gráfica nos projetos de inclusão do Senado, incluindo a publicação de obras de importância histórica que não interessam ao mercado editorial e garantindo que o texto impresso da Constituição alcance a todos os cidadãos brasileiros.

Raimundo Carreiro, embaixador do Brasil em Portugal e ex-servidor da Gráfica, mencionou a agilidade do setor em momentos importantes para a democracia, como a renúncia do presidente Fernando Collor em 1992, que foi publicada pelo Diário do Congresso Nacional em apenas uma hora e meia. Ele ressaltou o papel estratégico da criação da Gráfica para a independência do Senado.

Carreiro mencionou que muitas vezes a Imprensa Nacional não conseguia publicar dentro do prazo necessário pelo Senado, atrasando as publicações por interesses políticos para evitar que tomadas de decisões importantes acontecessem. Foi a partir dessa situação que surgiu a ideia de criar a Gráfica do Senado.

O diretor da Gráfica, Rafael André Chervenski da Silva, informou que desde 1990 já foram impressos mais de 6,38 milhões de exemplares da Constituição. Ele destacou a contribuição dos funcionários para a formação da identidade nacional e o fortalecimento do Parlamento e da democracia.

O presidente de honra da Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e de Contas (Abel), Florian Augusto Coutinho Madruga, relatou seus 50 anos de trabalho na Gráfica, onde encontrou os melhores profissionais do Brasil. Ele também relembrou o trabalho na Assembleia Nacional Constituinte, entre 1987 e 1988, quando a Gráfica do Senado trabalhou diariamente por dois anos ao lado do Prodasen, produzindo relatórios, pareceres e o Jornal da Constituinte sem nenhuma falha ou atraso.

A Secretaria de Editoração e Publicações do Senado (SEEP) foi criada em 1963 como o setor responsável pela publicação de documentos oficiais do Senado, Câmara dos Deputados e Congresso Nacional. Além disso, a gráfica presta serviços a outros órgãos federais por meio de convênios.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo