O Fórum de Mídia do Brics tem o objetivo de fortalecer a comunicação entre os países do bloco.

No último final de semana, aconteceu em Johanesburgo, na África do Sul, o 6º Fórum de Mídia do Brics. Durante o evento, foram discutidos temas relacionados ao fortalecimento das vozes dos países em desenvolvimento. Participaram cerca de 200 representantes de 100 meios de comunicação, think tanks e organizações internacionais.

Um dos destaques do fórum foi a divulgação de dois relatórios de pesquisa pela New China Research (NCR), think tank da agência de notícias chinesa Xinhua. Os relatórios abordavam o pensamento econômico de Xi Jinping e a teoria da Segunda Integração do Partido Comunista da China (PCCh). Para Fu Hua, presidente da Agência de Notícias Xinhua e presidente executivo do Fórum de Mídia do Brics, esses relatórios representam um avanço significativo no estudo do Pensamento de Xi Jinping sobre o Socialismo com Características Chinesas para uma Nova Era.

Durante as discussões do fórum, Christopher Mutsvangwa, membro do Birô Político do Comitê Central da União Nacional Africana do Zimbábue-Frente Patriótica (Zanu-PF), ressaltou a importância do Brics como uma oportunidade para acessar novos mercados e tecnologias avançadas. Ele destacou que o bloco oferece novas fontes de capital para financiar o desenvolvimento econômico e promove a inclusão financeira em uma aldeia global.

Cheikh Tidiane Gadio, ex-ministro das Relações Exteriores do Senegal e presidente do Instituto de Estratégias Pan-Africanas, também enfatizou o apoio da China à industrialização da África. Segundo ele, a China tem ajudado os países africanos a utilizar seus próprios recursos para melhorar sua capacidade de produção industrial e facilitado a exportação de produtos agrícolas africanos para a China.

O fórum também ressaltou a importância das parcerias entre os países do Brics. Helio Doyle, presidente da Empresa de Comunicação do Brasil, destacou as contribuições do Fórum de Mídia do Brics para ampliar a voz internacional dos estados-membros e promover a globalização. Iqbal Surve, presidente executivo da Independent Media da África do Sul, destacou a importância de uma nova ordem mundial inclusiva, cooperativa e justa, defendida pela mídia do bloco.

O Fórum de Mídia do Brics foi proposto pela Agência de Notícias Xinhua em 2015 e é realizado em conjunto com os principais meios de comunicação do Brasil, Rússia, Índia e África do Sul. O objetivo do fórum é promover a cooperação prática entre os meios de comunicação dos países do Brics.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo