Marinha presta apoio à Defesa Civil em região do RS afetada por fortes chuvas; número de mortos chega a 39.

A Marinha do Brasil está prestando apoio à Defesa Civil da região do Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul, que foi duramente atingida pelas fortes chuvas dos últimos dias. Até o momento, o número de mortos chega a 39. Por meio de nota, a corporação informou que está realizando o resgate de pessoas que ficaram ilhadas no telhado de suas casas e prédios. Além disso, as embarcações estão sendo utilizadas para transportar materiais de apoio e suprimentos para as vítimas.

Para auxiliar nas buscas por vítimas e no transporte de pessoas que precisam de cuidados médicos urgentes para locais com assistência adequada, uma aeronave foi disponibilizada. Outra aeronave de maior porte, que possui capacidade para realizar voos noturnos e transportar maior quantidade de carga, estará disponível a partir de sexta-feira (8) para auxiliar nas ações.

Em nota, a Marinha reforçou seu compromisso em garantir a segurança da navegação e a salvaguarda da vida humana, tanto em mar aberto quanto em hidrovias interiores.

As enchentes causadas por um ciclone extratropical provocaram a inundação de várias cidades, quedas de pontes, destruição de estabelecimentos comerciais e graves danos à infraestrutura do estado do Rio Grande do Sul. Até a manhã desta quinta-feira, foram registrados 79 municípios afetados, com 2,5 mil pessoas desabrigadas e 3,5 mil desalojadas. Ao todo, 2.745 pessoas já foram resgatadas no estado.

Diante da gravidade da situação, o governo federal decidiu reconhecer o estado de calamidade pública nos municípios atingidos. Essa medida permite a mobilização de recursos financeiros e ajuda humanitária para auxiliar na recuperação das áreas afetadas e na assistência às vítimas.

As equipes de resgate seguem trabalhando incessantemente para localizar e ajudar as pessoas afetadas pelas chuvas, mas as dificuldades persistem devido aos estragos causados pela enchente. É imprescindível que todos estejam unidos nesse momento, oferecendo suporte e solidariedade às vítimas, e que medidas de prevenção e intervenção sejam tomadas para evitar tragédias futuras.

Essa é uma situação de emergência que requer ações imediatas por parte de todos os órgãos competentes e também da população, que pode colaborar por meio de doações e voluntariado. A superação desse desastre dependerá do esforço conjunto de toda a sociedade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo