Operação Fractal da PCCE resulta em apreensão milionária de bens e prisões de grupo criminoso em Crateús

No dia 7 de setembro de 2023, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), com o apoio da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer/SSPDS), deflagrou a operação “Fractal” com o objetivo de reprimir financeiramente um grupo criminoso envolvido em Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) e tráfico de drogas na região de Crateús, Área Integrada de Segurança 16 (AIS 16) do Estado.

Durante a ação, foram apreendidos diversos bens de valores milionários, incluindo carros, joias, celulares e cheques, além de serem cumpridos mandados de busca, apreensão e prisão preventiva. Uma pessoa também foi presa em flagrante.

Um dos alvos da operação foi Gerffesom Siqueira Gomes, de 28 anos, que já tinha antecedentes por porte ilegal de arma de fogo, posse ilegal de arma de fogo, tráfico de drogas e posse de drogas. Na tentativa de se desfazer de materiais ilícitos, Gerffesom jogou-os nas imediações de sua residência, mas a polícia conseguiu recuperá-los. Na residência, foram encontradas armas de fogo, cocaína, cadernos com anotações relacionadas ao tráfico, celulares e dinheiro em espécie. Além disso, em outra casa da família de Gerffesom, também foram encontrados mais bens.

Ao todo, foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão nas cidades de Crateús, Nova Russas e Fortaleza. O objetivo era bloquear os valores e bens utilizados pelo grupo criminoso. Na operação, foram apreendidos cinco celulares, 22 joias (como pulseiras, cordões e anéis), quatro relógios, cheques com valores milionários, carros, cocaína e escrituras de imóveis.

Outro alvo da operação foi Lairton da Silva Sousa, de 22 anos, investigado por um homicídio ocorrido em Crateús. Contra ele, também estava em aberto um mandado de prisão preventiva por posse irregular de arma de fogo.

A operação “Fractal” foi coordenada pelo Departamento de Polícia Judiciária Especializada (DPJE), por meio da Delegacia de Narcóticos (Denarc), e contou com o apoio das Delegacias Regionais de Crateús, Canindé e Baturité, além de uma aeronave da Ciopaer/SSPDS.

A população pode contribuir com as investigações repassando informações para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp para denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. O sigilo e o anonimato são garantidos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo