Chuvas e inundações deixam 43 mortos e 46 desaparecidos no Rio Grande do Sul

O estado do Rio Grande do Sul enfrenta uma grave situação devido às chuvas intensas e às inundações que atingem a região desde a última segunda-feira (4). O número de vítimas fatais chegou a 43, de acordo com o governo estadual. Além disso, há 46 pessoas desaparecidas até o momento.

A cidade mais afetada foi Muçum, onde ocorreram 16 óbitos. Em seguida, estão Roca Sales, com dez mortes, e Cruzeiro do Sul, com cinco. Lajeado registrou três mortes, enquanto Estrela e Ibiraiaras contabilizaram dois óbitos cada. Os municípios de Encantado, Imigrante, Mato Castelhano, Passo Fundo e Santa Tereza tiveram uma morte cada.

Muçum também é a cidade com o maior número de desaparecidos, totalizando 30. Lajeado e Arroio do Meio têm oito desaparecidos cada.

De acordo com as autoridades estaduais, até o momento foram resgatadas 3.130 pessoas. Além disso, há 224 feridos, 3.798 desabrigados e 11.642 desalojados. No total, 150.341 pessoas foram afetadas pelas chuvas e inundações em 88 municípios.

O estado enfrenta uma série de problemas causados pelo ciclone extratropical que atingiu a região. O desastre natural causou a morte de pessoas, inundou cidades, derrubou pontes, destruiu estabelecimentos comerciais e deixou severos danos na infraestrutura do Rio Grande do Sul.

Para ajudar nas ações de resposta à situação de calamidade, o presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, e uma comitiva de ministros participaram de uma reunião com prefeitos de municípios afetados. A reunião ocorreu em Lajeado, uma das cidades mais atingidas pelas chuvas e inundações.

Estavam presentes na comitiva os ministros José Múcio (Defesa), Nísia Trindade (Saúde), Waldez Góes (Integração e do Desenvolvimento Regional), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação da Presidência da República), Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social) e Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima).

O governo estadual e federal estão trabalhando em conjunto para prestar todo apoio necessário às vítimas e minimizar os impactos causados pelas chuvas e inundações no Rio Grande do Sul.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo