Cirurgia de captação de órgãos é realizada no Hospital Geral de Nova Iguaçu após morte cerebral de aluna atingida por ultraleve.

Na manhã desta segunda-feira (11), o Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI), localizado na Baixada Fluminense, realizou a cirurgia de captação dos órgãos da jovem Caroline Kethlin de Almeida Ribeiro, de 22 anos, que teve morte cerebral constatada no domingo (10). A paciente teve seus dois rins e seu fígado captados para doação. O procedimento foi possível graças à autorização da família de Caroline, que já havia manifestado, em vida, o desejo de ser doadora de órgãos.

Caroline foi vítima de um acidente ocorrido no sábado (9), quando foi atingida pela asa de um ultraleve enquanto corria próximo à pista do Aeroclube de Nova Iguaçu. Segundo informações, a aeronave enfrentou uma falha mecânica que a impediu de decolar, resultando no trágico incidente que vitimou a jovem. A vítima era aluna da Escola Preparatória de Cadetes do Exército, localizada em Campinas (SP).

Os órgãos captados de Caroline serão destinados aos hospitais que possuem pacientes em lista de espera por transplante. A Secretaria de Estado de Saúde, por meio do Programa Estadual de Transplante, já enviou um helicóptero para transportar os órgãos doados às pessoas que aguardam na fila de transplantes no estado do Rio de Janeiro.

É importante ressaltar que o Aeroclube de Nova Iguaçu não possui certificação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para oferecer cursos de formação de pilotos e não está cadastrado como um aeródromo privado pela Agência. Portanto, não é permitido realizar operações com aeronaves no local. A Anac emitiu uma nota informando essa situação após o acidente.

A Força Aérea Brasileira (FAB) também se pronunciou sobre o incidente e destacou que investigadores do Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos foram convocados para realizar a perícia inicial no aeroclube.

A tragédia deixou a Escola Preparatória de Cadetes do Exército em luto. Em nota de pesar, a instituição confirmou a morte da aluna e informou que ela estava de folga no feriado. Caroline foi conduzida ao Hospital Geral de Nova Iguaçu, onde, apesar dos esforços da equipe médica, foi constatado oficialmente seu óbito na tarde de domingo.

O enterro da jovem ocorreu nesta segunda-feira (11) no Cemitério Parque Jardim de Mesquita, na Baixada Fluminense.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo