400 novos conselheiros comunitários assumem em Quixeramobim para fortalecer a segurança pública na região do Sertão Central

No último dia 15 de setembro, foi realizada a posse de 20 novos Conselhos Comunitários de Defesa Social (CCDS) no município de Quixeramobim, que faz parte da Área Integrada de Segurança 20 (AIS 20) do estado do Ceará. A iniciativa é promovida pela Coordenadoria de Defesa Social (Codes) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) com o objetivo de fortalecer a parceria entre a comunidade e os órgãos de segurança.

Ao todo, serão 400 novos conselheiros comunitários atuando na região do Sertão Central Cearense. O secretário executivo de inteligência e defesa social da SSPDS, coronel Márcio Oliveira, ressaltou a importância desses conselheiros na integração entre a Secretaria da Segurança e a comunidade. Segundo ele, essa integração possibilitará um debate qualificado e soluções mais adequadas para os problemas específicos de cada comunidade.

Durante a solenidade de posse, também foi destacada a participação da rede de educação de Quixeramobim no debate da Segurança Pública. O coordenador da Codes, tenente-coronel Bernardo Aguiar, ressaltou o papel dos professores, conselhos gestores e conselhos de paz das escolas na formação dos CCDS nas comunidades. Essa ampla articulação visa envolver não apenas os alunos, mas também os pais e membros da comunidade, para que todos compreendam a importância da segurança pública e contribuam para o bem-estar de suas regiões.

Durante a solenidade, a presidente do CCDS de Quixeramobim, Masé Damasceno, foi homenageada com um certificado de Relevantes Serviços Prestados, em reconhecimento à sua contribuição e dedicação à causa da Segurança Pública no Sertão Central. O secretário executivo da SSPDS, coronel Márcio Oliveira, também recebeu um certificado de Amigo dos CCDSs.

Além das autoridades presentes na solenidade, a presidente do CCDS de Quixeramobim e a interlocutora da segurança pública na região do Sertão Central, Masé Damasceno, entre outros representantes da sociedade civil, estiveram presentes.

O CCDS é uma entidade formada por representantes da comunidade, que tem como objetivo participar ativamente na solução dos problemas de segurança do bairro e contribuir nas tomadas de decisões pela SSPDS. Seus objetivos principais são estabelecer uma aproximação da comunidade com os órgãos de Segurança Pública, capacitar o cidadão para utilizar os recursos de segurança disponíveis, permitir que a população participe, fiscalize, reivindique e ofereça sugestões aos órgãos de segurança pública, além de desenvolver a confiança da população.

Com essa posse, a expectativa é que a região do Sertão Central do Ceará se beneficie com a atuação desses novos conselheiros comunitários, fortalecendo ainda mais a parceria entre a comunidade e os órgãos de segurança, visando a criação de um ambiente mais seguro e tranquilo para todos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo